• Fotografia
    Como tirar fotos legais com o celular
    16 set 2015
  • Decoração
    Os 5 melhores diys de decoração (vídeos)
    24 fev 2015
  • Feminice
    Meus produtos favoritos da Dresslily
    28 jan 2016
  • 09 outubro 2015

    Pequeno desabafo e mídia kit grátis para blogs/blogueiros

    Mídia kit é uma espécie de currículo do seu blog. Nele precisa ter todas as informações importantes do seu blog: quem é você, suas estatísticas e as oportunidades de conteúdo. Você apresenta esse documento para uma marca/loja e eles vão te avaliar pelo mídia, ele é a sua propaganda. Então hoje eu resolvi trazer novamente mais um post sobre mídia kit e também vou disponibilizar um mídia kit free que eu criei no PowerPoint para vocês. 

    Pra quem nunca viu, eu já fiz um post aqui no blog falando sobre mídia kit, confere lá depois de ler esse. Mas se eu já fiz um post sobre mídia kit, porque eu estou aqui novamente falando sobre? Simples! No post antigo eu falei bem pouco, eu acho, sobre o assunto. Falei apenas do que você pode colocar em 4 páginas etc, mas hoje eu vou abrir bem o assunto e falar bastante: prepare-se.

    Vamos começar falando de aparência. A aparência pode não ser tudo, mas é -pelo menos na blogosfera. Eu já vi muita gente se intitulando designer e não ter um curso e nenhuma noção de design. Eu já vi muita gente querendo vender mídias kits (layouts, social media, cartão de visitas etc) completamente coloridos, com fontes "bostas" e tudo desalinhado e, acredite, a primeira coisa que passa pela minha cabeça é: apaga que tá feio. Mas o pior mesmo é que tem gente que elogia, apoia e compra. Claro, tá barato, nesses supostos "designers" um mídia kit custa, no máximo, R$10,00... Mas abigos, o barato sai caro. Isso vai passar pelas mãos de empresas, pessoas vão ver o seu blog com aquele mídia kit nada profissional e você vai pagar bem caro por isso. Lição desse parágrafo: não vá pelo barato.

    Enfim, opte por algo neutro, nada de encher a bagaça de aquarela, fonte Comic Sans, nada disso, pelo amor dos designers. E sim, você pode usar aquarela, mas com consciência de cores, diagramação etc, daí sim o projeto vai ficar decente e profissional.
    O que colocar no mídia kit?
    Aí embaixo tem algumas dicas importantes do que eu acho necessário ter no seu mídia kit. Se quiser, você pode compartilhar a imagem nas redes sociais ou imprimir para colocar na sua agenda.


    Eu acho o seguinte, se você está no início do blog, ainda não tem uma boa proposta para marcas, não precisa colocar 20 páginas só com blá-blá-blá. Acho que 4 que são necessárias. Veja nesse posts o que você pode colocar em 4 páginas, pois aqui eu vou falar mais pra quem já tem um tempo de blog, bastante informação e tal.
    Introduçãozinha 
    • logotipo do blog;
    • data do mídia kit ou apenas o ano.
    Sobre o blog
    Aqui você tem que já começar a convencer o anunciante, use palavras formais, acho que fica melhor. Fale do seu público, o quanto está crescendo, os assuntos que você aborda e sobre colaboradores (se tiver). Aqui você deve falar sobre:
    • resumo de tudo (data de criação, motivo, nichos, desenvolvimento);
    • uma foto sua. 
    Números do blog
    Sem mentir e aumentar, você vai mostrar as visitas que eu seu blog tem. Eu sempre coloco as totais, mensais e diárias, mas você pode colocar assim como no mídia free, totais, mensais e número de comentários. Lembre-se, coloque quantos posts online você tem se for colocar números de comentários, acho importante. 
    • pageviews
    • foto do blog
    • fonte dos dados (analytics)
    Redes sociais
    Aqui começa a etapa das redes sociais. Eu sempre faço uma pra facebook, instagram, youtube e o resto coloco em uma, só com o número de seguidores. Você pode copiar minha ideia ou fazer como preferir, creio que não mude muita coisa, é só deixar os números bem claros para o anunciante. Em cada página de rede social, coloque:
    • curtidas/seguidores;
    • envolvimento/comentários totais;
    • alcance/média de curtida.
    Seu público
    Após as redes sociais eu costumo colocar os principais estados do Brasil que acessam o blog, a porcentagem por sexo do leitor (1% menina), novos visitantes e visitantes que voltaram, marcas que já anunciaram. Fica ao seu critério essa página. 
     Onde o blog já apareceu na mídia
    Mas o que é isso? Bom, isso é onde o seu blog foi comentado. Jornais, revistas, sites etc. Não vale blogs amigos, só se for uma pessoa bastante conhecida, entende? Um blog conhecido te indicou, essas coisas. Se você tiver bastante, coloque no seu mídia kit também.
     Formatos de anuncio, preços e benefícios para o anunciante
    Aqui chega na parte POW! para a empresa e a parte que você vai ter que ter lábia e fazer uma bela propaganda positiva do seu blog com criatividade. Conquiste o anunciante, diga o que ele pode ganhar divulgando no seu blog, diga o que você pode fazer por ele, seu diferencial. Você divulga em redes sociais o post? Diga! Você aprimora o SEO? Diga, diga e diga!

    Coloque em cada página um formato de anuncio que seu blog pode fazer para as empresas (publipost, publivideo, banner). Você pode ou não colocar uma página com preços, fica a sua escolha, mas como eu não faço isso, não vou falar sobre essa página.
    • benefícios para o cliente;
    • o que você oferece.
    Download mídia kit gratuito
    Eu fiz esse mídia kit para poder facilitar um pouco a vida de você que quer um mídia kit novinho, mas ainda não pode pagar por um. O arquivo está em PPT. Edite com as suas informações e textos e hospede em algum site. Uso e recomendo o DocHub.

    Eu deixei algumas pequenas explicações no próprio mídia kit, fique atento e apague tudo o que é meu para que você possa enviar para empresas. Customize, mude cores e seja feliz! 

    É importante alertar que no dropbox o mídia kit vai ficar desorganizado, não se preocupe, ao baixar ele no computador, vai ficar tudo nos seus conformes.
    Por favor, não use como base para venda, não seja essa pessoa, abigo, e muito menos disponibilize no seu blog. É crime e fica ruim pra sua imagem.

    Fontes usadas: Lavanderia Regular e Adobe Fangsong Std R. Baixe para melhor poder entender o layout do mídia.


    Para encomendar um exclusivo, acesse: www.laizacabral.com. Também codificamos layouts, fazemos capa para redes sociais, cartões de visita e muito mais!

    3 comentários:

    1. MOLIER!! O que dizer desse post que eu mal li e já considero pakas? UHSUAHSUAH Falando sério agora, você arrasou com este post! Cheio de dicas, super completo. Enquanto ainda não posso comprar o mídia kit que você faz, utilizei o seu free, fiz algumas modificações, acrescentei algumas coisas e ficou lindo demais!
      Obrigada por ajudar aos pobres mortais hahaha Beijos sua linda <3

      www.blogeaigabi.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada você, Gabi! Que ele te traga muita sorte! ♥

        Excluir
    2. Oi Laíza, tudo bem? Ótimo o seu post! Eu não tenho muito tempo nem conhecimento de design para criar o meu mídia kit agora. Você conhece alguém que faça?

      Obrigada, Michela.

      www.mapanamao.com.br

      ResponderExcluir